sábado, 5 de dezembro de 2009

Hidropsia Fetal - Anasarca

Edema, acúmulo anormal de fluido seroso em vários órgãos cavitários e tecidos do corpo.
.
Segundo a medicina, a hidropsia fetal pode ocorrer devido a genes autossômicos recessivos e anomalias hipofisárias. Alguns autores dizem que ela se dá devido a resultados de uma infecção ou reação imune.
.
Ela pode ocorrer somente em um só filhote da ninhada ou numa ninhada inteira. Como são geralmente animais imensos, inchados e largos, sendo duas a quatro vezes maiores que os filhotes normais, dificilmente nascem naturalmente. Eles não conseguem se pronunciar no canal vaginal, e acabam bloqueando o canal de nascimento.
.


Se a fêmea que se encontra em trabalho de parto estiver empurrando um único filhote, tendo contrações por cerca de 2 horas, sem o pronunciamento do feto no canal vaginal, principalmente depois de um ou mais filhotes terem nascidos, o parto irá necessitar de assistência veterinária.
.
O grau de anasarca nos filhotes pode variar de suave, médio ou severamente afetados.
.
Tanto os filhotes como a mãe correm risco de vida, pois trata-se de um parto distocico, sendo uma situação de emergência.
.
Existem várias opiniões a respeito do desenvolvimento da anasarca em fetos. Alguns dizem que se trata de um problema congenito ou ambiental, outros dizem que é por conta da dieta, traumas na mãe, ou até mesmo por causa viral.
.
Não há evidências também de que se trata de uma doença hereditária porém acomete algumas raças mais do que outras. Dentre essas raças, o Bulldog e os das raças braquicefálicas como o Boston Terriers, Bulldog Inglês, Bulldog Francês, Shar Pei, Bullmastiff, Basset Hound, Chow Chow, Fox Terrier (pêlo duro), Pugs, entre outros.
.
Também podem ocorrer em cães híbridos, e cães com pedigree como o Borzoi, Maltês, Labrador, Schnauzers, Bichon Frise, Chihuahuas, Pastor Alemão, Sheepdog, Poodle, Dogue Alemão, Pointer Alemão e em lobos de vida livre e cativeiro.
.

Um raio-x simples nem sempre mostra o grande tamanho desses filhotes, porque a maior parte dele é fluido. O ultra-som é o exame mais indicado para se detectar esse tipo de filhote.
.
Filhotes com hidropsia fetal geralmente nascem vivos, flácidos e fracos, tendo aspecto de um balão, inflado. A mãe suplementa o oxigênio e a nutrição necessária através da placenta e do cordão umbilical, mais logo após o nascimento os filhotes severamentes acometidos acabam morrendo asfixiados por causa da pressão do líquido.
.
Nos casos mais suaves de Anasarca, os filhotes podem sobreviver aos primeiros 3 dias, havendo relatos de que se tornaram normais, e outros que acabam tendo problemas subjacentes morrendo dentro da primeira semana.
.
A tentativa de tratamento para esses casos é mais indicada para filhotes que apresentam um grau suave de Anasarca.

3 comentários:

Dam disse...

tengo una perrita que perdio todos sus siete cachorros por anasarca y me preocupa porque de nuevo se encuentra preñada que me recomienda para que no suceda lo mismo

Unknown disse...

vcs nao falaram do tratamento
. O que fazer qndo detectada dentro do útero na ultra

Vitor disse...

Quando se detecta dentro útero, sinais iguais mamilos,fazer uso furesemida

Postar um comentário