sábado, 5 de dezembro de 2009

Anasarca


"Ana Sarca" – sou um edema generalizado do tecido subcutâneo que pode ocorrer devido a genes autossômicos recessivos e anomalias hipofisárias.Sou uma Hidropsia Fetal de interesse obstétrico, associada a distocia de origem fetal, como minhas amigas Ascite e a Hidrocefalia.
.
Minha amiga FRITSCH (2004), diz que sou descrita comumente como edema generalizado fetal com derrame de pelo menos uma cavidade corpórea ou derrame em mais de um espaço corporal.Hidropsia fetal pode ainda ser classificada como: Imune e Não-imune – deste modo, os casos associados à isoimunização para um antígeno eritrocitário podem ser classificados como hidropsia fetal isomune (HFI) ou eritroblastose fetal - os demais, como hidropsia fetal não-imune (HFNI).Alguns anos atrás, atribuíam meu surgimento a isoimunização Rh, porém meu surgimento ocorria sem causa imunológica – anasarca fetal.
.
Segundo meus admiradores TONIOLLO e VICENTE (1993), em caso de feto com Anasarca pode-se realizar tração forçada sob lubrificação, fetotomia e cesariana.Há relatos de maior incidência em Bulldog mais também podem acometer outras raças como o Shar Pei, Bullmastiff, Basset, Terrier de Boston e Chihuauhuas.
.
Posso variar de suave a severa, deixando os filhotes enormes, inchados, deixando-os quase sempre duas vezes maior que o filhote normal.Meu diagnóstico é feito através de avaliação ultra-sonográfica, porém sou indistinguível macroscopicamente em relação a minha classificação.
.
Infelizmente, quase sempre, levo os filhotes a morte, sendo eles encaminhados para os amigos Patologistas!

0 comentários:

Postar um comentário